Notícias | 03 Nov 2022
OS CUIDADOS QUE PRECISAMOS TER COM O NOSSO LIMÃO TAHITI
A suspensão das exportações do limão Tahiti produzido pelo país com destino à Europa pelo MAPA na semana passada, representa um alerta para os produtores do Polo de Agricultura Irrigada RN – CE que estão plantando esse citrus.
A decisão foi tomada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) após a detecção de uma bactéria no limão que causa o cancro cítrico. A identificação foi feita pela agência de controle fitossanitário da União Europeia em 42 cargas. O problema ocorre desde o fim de 2021 e é o maior descontrole já observado.
No caso da União Europeia, a ameaça de suspensão de compra dos limões com cancro cítrico se dá porque a Europa ainda é um continente livre da doença, o que intensifica as fiscalizações para impedir a entrada do patógeno.
O cancro cítrico é uma doença causada pela bactéria Xanthomonas citri subsp. Citri que teve origem na Ásia, mas já ocorre de forma endêmica em todos os países produtores de citrus. No Brasil, foi identificado pela primeira vez em 1957 nos estados de São Paulo e Paraná.
De acordo como o Ministério da Agricultura, em 2021, o volume exportado foi de 139.904 toneladas, equivalente a 121 milhões de dólares. Já de janeiro a junho deste ano, 84,9 mil toneladas foram vendidas ao mercado europeu, 72,513 milhões de dólares.
#frutas #saúde #saudável #coexrn #abrafrutas #Ctarn #UFERSA #natural #curiosidades #frutostropicais #cuidados #limão #tahiti #nordeste #Mossoró #RN