Notícias | 17 Nov 2023
O avanço do abacate na Europa e no mundo
Na Europa, A Espanha é um importante produtor de abacate das variedades verdes. Málaga, no sul da Espanha é a principal região produtora.
Os Países Baixos importam o abacate principalmente do Peru, cuja oferta tem sido muito prejudicada pelo El Ninõ. A Alemanha importa o abacate Hass a partir do Peru, México e Israel, entre outros. A França adquire o abacate do Peru, Kênia e da Espanha. As principais variedades importadas pela França são Hass, Bacon e Fuerte.
O abacate (Hass) que entra no mercado italiano é, principalmente, oriundo do Peru. O país importa abacate também da Espanha, Israel, Marrocos, Kênia, África do Sul e Portugal. A exemplo de outros países da Europa, o consumidor italiano prefere os tamanhos grandes (10/12). O fruto é comercializado na faixa de 7 a 8 euros.
A África do Sul exporta abacate para a Europa, mas está aguardando a liberação da China para iniciar as exportações. A Austrália e a Nova Zelândia são dois países importantes na produção e exportação de abacate. Ambos estão visando o mercado chinês. Os EUA importam abacate predominantemente do México e do Peru. A Califórnia é uma grande região produtora americana.
O Brasil é um exportador de abacate com pouca influência no mercado externo. Por enquanto temos que nos satisfazer apenas com o nosso potencial.
No primeiro semestre deste ano o abacate é a sexta fruta mais exportada do país.
#frutas #saúde #saudável #coexrn #abrafrutas #Ctarn #UFERSA #natural #curiosidades #frutostropicais #avanço #abacate #Europa #mundo #nordeste #RN