Notícias | 03 Mai 2023
Frete Marítimo em 2023: Boas Perspectivas
O ano começa com uma boa notícia para os produtores e exportadores de frutos tropicais. Há uma boa perspectiva de que os custos de transporte com o frete marítimo sejam reduzidos e volte aos valores pré-pandemia. Após dois anos de turbulência e fretes marítimos em patamar recorde, o setor de navegação encerra 2022 com preços em declínio no mundo todo.
Para 2023, a previsão é que o mercado terá uma acomodação. Os congestionamentos nos portos e atrasos de navios, ao que tudo indica, cessaram. Os fretes, que hoje estão baixos, ainda deverão ter algum ajuste para cima, principalmente a partir de março. Porém, a previsão é que ficou para trás o cenário caótico e de preços fora da curva - a não ser, é claro, que novas turbulências globais voltem à tona.
A atual retração dos fretes é explicada pela combinação entre a queda no consumo mundial e o aumento na oferta de capacidade de navios e contêineres. Os principais fatores que explicam a redução nos fretes marítimos são a redução nas compras pelas famílias e a desaceleração da economia nos principais mercados, dos EUA e, principalmente, da Europa - onde, além da inflação, há as incertezas trazidas pelo conflito com a Rússia.
Outro aspecto importante que está associado à redução de preços dos fretes marítimos é que, em 2023, diversos navios encomendados durante a pandemia pelas empresas de navegação deverão ficar prontos, elevando a capacidade do mercado - que foi um enorme gargalo na pandemia.
#frutas #saúde #saudável #coexrn #abrafrutas #Ctarn #UFERSA #natural #curiosidades #frutostropicais #frete #marítimo #boas #perspectivas #nordeste #RN