Notí­cias | 28 Jun 2020

AGENTE BIOLÓGICO NO CONTROLE DAS MOSCAS-DAS-FRUTAS

As moscas-das-frutas são insetos que atacam plantas frutíferas. A larva desses insetos se desenvolve dentro de frutos, onde se alimentam da polpa, destruindo o fruto e causando grandes prejuízos na lavoura. Para resolver o problema das moscas-das-frutas, que afetam diversos pomares, pesquisadores da EMBRAPA desenvolveram uma nova tecnologia de controle biológico que deve auxiliar os produtores a combater essa praga de forma ecológica e sustentável. 

Sendo assim, os pesquisadores passaram a estudar a biologia e ecologia da vespa Doryctobracon areolatus, este que é um parasitoide natural das moscas-das-frutas, com o objetivo de desenvolverem técnicas de criação tanto para o hospedeiro (a mosca-da-fruta), quanto para o parasitoide. 

Além disso, foram realizadas avaliações em relação à sobrevivência e eficiência do agente biológico na presença dos defensivos químicos já utilizados no controle da praga. A tecnologia já está bastante avançada e os primeiros resultados de testes à campo mostram que a liberação de 10 mil vespas, em três meses, provocou até 40% de parasitismo das larvas das moscas-das-frutas em pomares de citros. A expectativa é de que o uso do parasitoide no controle da praga seja ainda mais efetivo, uma vez que ainda faltam outras etapas da pesquisa.

Fonte: Abrafrutas